segunda-feira, 19 de maio de 2014

Orações coordenadas e subordinadas - atividade

Atividade de Revisão
 
1. Em qual alternativa a oração destacada é coordenada conclusiva?
a) Roberto Carlos não só canta mas também compõe.
b) Cumprimente-o, pois hoje é seu aniversario.
c) Não tinha mais nenhuma chance com o ex-namorado, portanto desistiu de procurá-lo. d) O candidato estava preparado, entretanto não foi classificado.

2. As orações coordenadas podem ser sindéticas ou assindéticas. Agora leia as orações:
I. Não assisto TV, pois prefiro uma boa leitura.
II. Adoro você e sempre vou adorar, porém não me engane.
III. Fique comigo ou com o mundo.
De acordo com as orações acima, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas que seguem. Você é capaz!
( ) No período I há duas orações coordenadas sindéticas.
( ) Os três períodos possuem, cada, somente uma oração coordenada assindética.
( ) No período II há uma oração coordenada sindética aditiva e outra adversativa.

3. Vimos em sala que as orações coordenadas são aquelas que não dependem umas das outras e que se classificam em assindéticas e sindéticas. Diante dessa informação, leia o período abaixo e marque o item que classifica corretamente as orações na respectiva seqüência em que elas se encontram.
“Teresa gostava de Simão, mas seus pais eram contra, pois as famílias eram inimigas.”
a)Assindética — Sindética Explicativa — Sindética Adversativa.
b)Sindética Adversativa — Assindética — Sindética Alternativa.
c)Assindética — Sindética Adversativa — Sindética Explicativa.
d)Sindética Conclusiva — Sindética Aditiva — Assindética.
e)Sindética Aditiva — Assindética — Sindética Explicativa.

4. “Mãe, Marcos César é um rapaz maravilhoso, porém não quero ficar com ele”. A oração destacada classifica-se em:
a)Aditiva. b)Alternativa. c )Adversativa. d)Conclusiva. e)Explicativa.

5. Classifique as orações destacadas de acordo com o código abaixo:
I Sindética aditiva. II. Sindética adversativa. III. Sindética explicativa.
IV.Sindética conclusiva. V.Sindética alternativa.
( ) As ruas estavam molhadas, porque choveu à noite.
( ) José entendeu os testes, portanto pode fazer as provas.
( ) O filho chegou, mas a mãe não notou.

6. A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso. É importante, ------------, que o adolescente enfrente adversidades, fracassos e frustrações para que possa, segundo a canção popular, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”. A conjunção que introduz uma idéia de conclusão é :
a) porquanto b) porém c) pois d) contudo e) conquanto

7. “Os pais incentivaram os filhos para a leitura; estes, contudo, pouco leram.” A conjunção expressa idéia de:
a) conclusão b) oposição c) alternância d) adição e) explicação
 
8. leia o texto a seguir:
 
Reinventando as asas
Os bichos-paus e seus incertos períodos alados
 
Há uma novidade sobre os insetos fasmídeos, mais conhecidos como bichos-paus: os cientistas acham que eles perderam e recuperaram sua asas várias vezes ao longo de 300 milhões de anos, abalando a tradicional suposição de que sua asa surgiu de uma vez só.
                Capazes de mimetizar gravetos, os bichos-paus dividem-se em dois tipos: alados e parcialmente alados ou sem asas. O biólogo Michael Whiting analisou o DNA de 37 espécies e, descobriu que seus ancestrais incapazes de voar tinham asas há 250 milhões de anos. “Depois as perderam, mas votaram a desenvolvê-las pelo menos pelo menos quatro vezes”, diz.
 
                               (Revista national geographic Brasil, out. 2003, p. 20.)
Classifique as orações subordinadas substantivas, retiradas do texto:                                    
a) “...os cientistas acham que eles perderam e recuperaram suas asas várias vezes (...)”
_________________________________________
b) “(...) abalando a tradicional suposição de que sua asa surgiu de uma vez só”.
_________________________________________
c) “o biólogo (...) analisou o DNA de 37 espécies, e descobriu que seus ancestrais (...) tinham asas (...)”
__________________________________________
 
9. Classifique as orações subordinadas substantivas:                                                                    
a) Convém que os alunos se dediquem aos esportes.
__________________________________________
b) O zoológico recomenda que não se ofereça alimento aos animais.
__________________________________________
c) Desejamos que todos tenham sorte na vida.
__________________________________________
d) Esperamos que os jovens se transformem em bons cidadãos.
__________________________________________
 
10. Assinale a opção em que a oração subordinada substantiva seja completiva nominal:       
a) Aconteceu que no meu jardim nasceu um botão de rosa.
b) Pensei que você estivesse doente.
c) Veio um amigo e declarou que ia dar uma grande festa.
d) Descobri que tenho prova segunda-feira.
e) O amigo do menino duvidou de que ele conseguisse nadar 1km.
f) O professor tinha necessidade de que seus alunos prestassem atenção.
 
 
11. Assinale a opção em que a oração subordinada seja substantiva predicativa:                     
a) Tenho certeza de que você não me esquecerá.                
b) Eu sei uma coisa que não sei nada.
c) Eu não sabia que a festa estava tão animada.                   
d) É preciso que vocês se apressem.
e) Lembrei-me de que hoje é seu aniversário.
 
12. Assinale a opção em que a oração seja coordenada sindética aditiva:                  
a) A verdade é que precisamos de amigos.
b) É fundamental que você compareça à reunião.
c) Falei com a vizinha que pegou nossa bola.
d) Nosso grupo foi elogiado por quem viu nosso trabalho.
e) Lembre-se de que você é meu irmão.
f) Mandou que o cachorro se calasse.
g) Quando choveu, a festa acabou e todos os participantes foram embora.
h) Só quero uma coisa: que você me deixe em paz.
i) Tenho a impressão de que ele se assustou comigo.
 
13. Leia este texto abaixo:
 
Ninguém sabe se ela existiu ou se foi apenas mito. Mas o fato é que a imagem da escrava Anastásia é cultuada por uma legião de fiéis. No século XXI, o explorador francês Étiene Victor Arago desenhou uma ex-princesa de origem banta com uma espécie de mordaça de folha-de-flandes e uma corrente de ferro no pescoço. Dizia-se que Anastácia fora torturada por ter lutado pela liberdade. Tendo se recusado a cumprir ordens, havia sido brutalmente ferida. Tantos castigos a teriam purificado.

Classifique sintaticamente as seguintes orações do texto:                                                         
a) se ela existiu
___________________________________
b) se foi apenas mito
___________________________________
c) que a imagem da escrava Anastásia é cultuada por uma legião de fiéis
___________________________________
d) que Anastácia fora torturada
___________________________________
 
14. Assinale a alternativa em que o conetivo “e” é uma conjunção aditiva

a)Ligou a TV para combater a insônia e dormiu.
b)Ele saiu com destino ao cinema e, encontrando Laura, foi passear no shopping.
c)Apanhou muito e não chorou.
d)Estudou inglês por mais de cinco anos e deconhece a palavra dumping.
e)O telefone tocou e, do outro lado da linha, só havia silêncio.

15. As orações coordenadas podem ser sindéticas ou assindéticas. Agora leia as orações:
I. Não assisto TV, pois prefiro uma boa leitura.
II. Adoro você e sempre vou adorar, porém não me engane.
III. Fique comigo ou com o mundo.
De acordo com as orações acima, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas que seguem. Você é capaz!
( ) No período I há duas orações coordenadas sindéticas.
( ) Os três períodos possuem, cada, somente uma oração coordenada assindética.
( ) No período II há uma oração coordenada sindética aditiva e outra adversativa.



As orações coordenadas sindéticas são divididas em cinco tipos e recebem o nomeda conjunção que as introduz.



 EXERCÍCIOS:

 16. Classifique as orações coordenadas conforme o código abaixo:

 ( 1 ) oração coordenada assindética
 ( 2 ) oração coordenada sindética aditiva
 ( 3 ) oração coordenada sindética adversativa
 ( 4 ) oração coordenada sindética alternativa
 ( 5 ) oração coordenada sindética explicativa
( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva


 a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz”desde pequenina. (    )
 b) Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol. (    )
 c) Acendeu o “abat-jour”, guardou os chinelos e deitou-se. (    )
 d) Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre. (    )
 e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. (    )
 f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia. (    )
 g) Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer. (    )
 h) Não é gulodice, nem egoísmo de criança. (    )
 i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. (    )
j) Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã. (    )

l)Viajei até ao Norte, porém não consegui observar todas as paisagens.(    )
m) Já vos foram fornecidos os exercícios, portanto trabalhem bem.(    )
n). Traz-me as tuas revistas ou terei que comprar outras.(    )

 o) Seja pelo melhor, seja pelo pior, vou emigrar para Londres.(    )
p). O meu amigo não aceita ajuda de ninguém, por conseguinte vou ajudá-lo sem que perceba.(    )
q) Tudo é belo nestas paisagens mas falta-me a minha família.(    )
r) Eles não terminaram o que tinham que fazer nem se esforçaram por isso.(    )
s) Ora me dizes para estudar, ora me obrigas a trabalhar na loja. (    )


17. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a seqüência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.


1. Correu demais, ... caiu.

2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.

3. A matéria perece, ... a alma é imortal.


4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.

5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.


a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto

b) por isso, porque, mas, portanto, que

c) logo, porém, pois, porque, mas

d) porém, pois, logo, todavia, porque

e) entretanto, que, porque, pois, portanto


 18. Todos os períodos dados a seguir são compostos por coordenação. Separe as orações de cada um deles e classifique-as.

a) Todos prometeram ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa.

__________________________________________________________________________________

b) “O homem ao meu lado acende outro cigarro, dá uma tragada e joga-o pela janela”. (Stanislaw Ponte Preta)

___________________________________________________________________________________

c) Ele trabalhava durante o dia e estudava à noite.

___________________________________________________________________________________

d) A criança ora cantava, ora se punha a correr pela sala.

___________________________________________________________________________________



 19. Assinale a alternativa em que a oração em destaque foi incorretamente analisada:

a) ( ) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)

b) ( ) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)

c) ( ) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração Coordenada Assindética)

d) ( ) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)

e) ( ) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)

3 comentários: