quinta-feira, 8 de maio de 2014

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS: ORAÇÃO SUBORDINADA E ORAÇÃO COORDENADA

1. Confesso que não estudei muito.
O. S. S. O. D.
2. Desejo apenas uma coisa: que todos compareçam.
O .S.S.APOSITIVA
3. Dependemos de que todos compareçam.
O.S.S.O.I.
4. Temos necessidade de que todos compareçam à festa da primavera.
O.S.S.C.N.
5. Fernando tinha a ilusão de que ela não o deixasse.
O.S.S.C.N.
6. Ninguém percebeu que a pedra era falsa.
O.S.S.O.D.
7. Nós todos carecemos de que nos tratem com atenção.
O.S.S.O.I.
8. Só imponho uma condição: que ele aumente o meu salário.
O.S.S.APOSITIVA
9. Dizem que ele assumirá a chefia.
O.S.S.O.D.
10. Diz-se que ele assumirá a chefia.
O.S.S.SUBJETIVA
11. Tenho certeza de que ele assumirá a chefia.
O.S.S.C.N.
12. Perguntou-me apenas onde eu morava.
O.S.S.O.D.
13. A grande tristeza da mãe foi que os filhos a colocassem num asilo.
O.S.S.PREDICATIVA
14. Ninguém sabe se ele voltará para o Brasil.
O.S.SO.D.
15. Eu pedi que ele me deixasse em paz.
O.S.S.O.D.
16. A cura do paciente dependia de que ele aceitasse o difícil tratamento.
O.S.S.O.I.
17. O desejo de todos era um só: que tudo se resolvesse sem agitação.
O.S.S.APOSITIVA
18. O povo estava esperançoso de que a nova medida econômica amenizasse os seus problemas.
O.S.S.C.N.
19. É importante que os representantes políticos tenham consciência de sua missão.
O.S.S.SUBJETIVA
20. Um fato me deixa estarrecida: que a filha tenha se voltado contra os pais.
O.S.S.APOSITIVA
21. O certo é que Mônica não irá ao cinema com Eduardo.
O.S.S.PREDICATIVA
22. Estou com a sensação de que jamais daremos conta de todo o trabalho.
O.S.S.C.N.

Atividade B - Correção

1. - Não só cantei como também dancei.
O. C. S. ADITIVA
2. - Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.

O. C. S. ADITIVA
3. - Comprei o protetor solar e fui à praia.

O. C. ASSINDÉTICA
4. - Só passei na prova porque me esforcei por muito tempo.
O.C.S.EXPLICATIVA
5. - Fiquei triste porque você não ter viajado comigo.

O.C.ASSINDÉTICA
6. - Não fui à praia, pois queria descansar durante o Domingo.

O. C. S. EXPLICATIVA
7. - Passei no vestibular,portanto irei comemorar.
O. C. S. CONCLUSIVA
8. - Conclui o meu projeto, logo posso descansar.

O. C. S. CONCLUSIVA
9. - Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada.

O. C. ASSINDÉTICA
10. - Ou uso o protetor solar, ou uso o óleo bronzeador.
O. C. S. ALTERNATIVA
11. - Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.
O. C. ASSINDÉTICA
12. - Ora sei que carreira seguir, ora penso em várias carreiras diferentes.

O. C. S. ALTERNATIVA
13. Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante.
O. C. S. ADVERSATIVA
14. Ainda que a noite acabasse, nós continuaríamos dançando.
O. C. S. ADVERSATIVA
15. Não comprei o protetor solar, mas mesmo assim fui à praia.
O. C. S. ADVERSATIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário