segunda-feira, 5 de maio de 2014

exercícios de oração subordinada substantiva e oração coordenada


A - Grife as orações subordinadas substantivas e classifique-as:

1. Confesso que não estudei muito.

2. Desejo apenas uma coisa: que todos compareçam.

3. Dependemos de  todos compareçam.

4.  Temos necessidade de que todos compareçam à festa da primavera.

5. Fernando tinha a ilusão de que ela não o deixasse.

6. Ninguém percebeu que a pedra era falsa.

7. Nós todos carecemos de que nos tratem com atenção.

8. Só imponho uma condição: que ele aumente o meu salário.

9. Dizem que ele assumirá a chefia.

10. Diz-se que ele assumirá a chefia.

11. Tenho certeza de que ele assumirá a chefia.

12. Perguntou-me apenas onde eu morava.

13. A grande tristeza da mãe foi que os filhos a colocassem num asilo.

14. Ninguém sabe se ele voltará para o Brasil.

15. Eu pedi que ele me deixasse em paz.

16. A cura do paciente dependia de que ele aceitasse o difícil tratamento.

17. O desejo de todos era um só: que tudo se resolvesse sem agitação.

18. O povo estava esperançoso de que a nova medida econômica amenizasse os seus problemas.

19. É importante que os representantes políticos tenham consciência de sua missão.

20. Um fato me deixa estarrecida: que a filha tenha se voltado contra os pais.

21. O certo é que Mônica não irá ao cinema com Eduardo.                        

22. Estou com a sensação de que jamais daremos conta de todo o trabalho.

 
B – Classifique as orações coordenadas que estão grifadas:

1.  - Não só cantei como também dancei.
2. - Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.
3. - Comprei o protetor solar e fui à praia.
4. - Só passei na prova porque me esforcei por muito tempo.
5. - Fiquei triste  porque você não ter viajado comigo.
6. - Não fui à praia, pois queria descansar durante o Domingo.

7. - Passei no vestibular, portanto irei comemorar.
8. - Conclui o meu projeto, logo posso descansar.
9. - Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada.

10. - Ou uso o protetor solar, ou uso o óleo bronzeador.
11. - Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.
12. - Ora sei que carreira seguir, ora penso em várias carreiras diferentes.

13. Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante.
14. Ainda que a noite acabasse, nós continuaríamos dançando.
15. Não comprei o protetor solar, mas mesmo assim fui à praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário