Páginas 14 e 15 - Literatura
Versos íntimos
Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te beija!
(Augusto dos Anjos - Versos íntimos)
Releitura
1. O que há de irônico no título "Versos íntimos", comparando-o com o conteúdo do poema?
2. Desde a primeira estrofe, percebe-se que o sujeito lírico relaciona a vida social do homem à vida dos animais selvagens, por meio de imagens que lembram o estilo naturalismo. Que palavras da segunda estrofe melhor confirmam esta afirmação?
3. Os versos que iniciam a segunda e terceira estrofe apresentam um tom de conselho ou ordem, que é reiterado no desfecho do poema.
a) Que característica permite associar o conselho ou ordem da segunda estrofe ao naturalismo?
b) Que modo verbal foi utilizado para expressar o tom de conselho ou ordem dos versos iniciais da segunda e terceira estrofes?
terça-feira, 1 de março de 2016
atividade - Simple present do verbo To Be
Complete as sentenças com o verbo To Be no simple presente: am, is ou are:
1) The buses ___ green.
2) People ___ happy today.
3) Their friend ___ happy today.
4) I ___ a teacher.
5) You ___ students.
6) He ___ well.
7) The men ___ young.
8) The man ___ young.
9) People ___ sad.
10) Where………..the men?
11) She _____ a good teacher.
12. He _____ my cousin.
13. The pencil _____ on the desk.
14. The glass _____ in the kitchen.
15. They _____ in Europe now.
16. John _____ angry with you.
17. He and she _____ cousins.
18. Both sisters _____ tall.
19. Mr. Smith John _____ absent from class today.
20. The stamps _____ im my desk.
2) are = People = pessoas = sujeito = elas = they
3) is = Their friend = o/a amigo(a) dele(a) = sujeito = ele(a) = he/she
4) am
5) are
6) is
7) The men = os homens = eles = they = are.
8) The man = o homen = ele = he = is.
9) People = as pessoas = elas = they = are.
10) are
11) is
12) is
13) is
14) is
15) are
16) is
170 are
18) are
19) are
20) are
1) The buses ___ green.
2) People ___ happy today.
3) Their friend ___ happy today.
4) I ___ a teacher.
5) You ___ students.
6) He ___ well.
7) The men ___ young.
8) The man ___ young.
9) People ___ sad.
10) Where………..the men?
11) She _____ a good teacher.
12. He _____ my cousin.
13. The pencil _____ on the desk.
14. The glass _____ in the kitchen.
15. They _____ in Europe now.
16. John _____ angry with you.
17. He and she _____ cousins.
18. Both sisters _____ tall.
19. Mr. Smith John _____ absent from class today.
20. The stamps _____ im my desk.
Resposta:
1) are = The buses = os ônibus = sujeito = eles = they2) are = People = pessoas = sujeito = elas = they
3) is = Their friend = o/a amigo(a) dele(a) = sujeito = ele(a) = he/she
4) am
5) are
6) is
7) The men = os homens = eles = they = are.
8) The man = o homen = ele = he = is.
9) People = as pessoas = elas = they = are.
10) are
11) is
12) is
13) is
14) is
15) are
16) is
170 are
18) are
19) are
20) are
Principais características do Pré-Modernismo no Brasil
O Pré-Modernismo, na literatura brasileira, compreende o período cultural que vai dos primeiros anos do século XX até 1922, quando ocorreu a semana de Arte Moderna, marco que assinala o início do Modernismo no país.
O Pré-Modernismo não constitui uma escola literária, mas um momento de transição entre a tradição literária do século XIX e sua ruptura radical, proporcionada pelo advento do Modernismo.
São considerados pré-modernistas alguns escritores cujas obras destoam de nossa produção literária do início do século. esta refletia uma mentalidade artística ainda ligada ao século XIX, e na qual os ecos do Realismo-Naturalismo na prosa e do Parnasianismo-Simbolismo na poesia não contribuíram para criações significativas.
Em vez disso, tínhamos uma literatura superficial, servilmente submissa a modelos europeus já superados, alienada das questões nacionais. Tal produção foi significativamente caracterizada por um de seus representantes, Afrânio Peixoto, como "literatura sorriso da sociedade".
Em oposição a este cenário dominante, convencional e conservador, os escritores denominados pré-modernistas anunciam a Modernidade,
Principais escritores e obras do Pré-Modernismo brasileiro:
Na poesia, o principal representante do Pré-Modernismo no Brasil é Augusto dos anjos, com poemas que desafiam classificações rígidas e inserem em nosso contexto cultural algumas características universalmente modernas. na prosa, destacam-se três escritores, que se debruçaram sobre a realidade do país, produzindo obras críticas e questionadoras.
Autores e suas respectivas obras mais conhecidas:
Euclides da Cunha - Os sertões (1902);
Lima Barreto - Triste fim de policarpo Quaresma (1915);
Monteiro lobato - Urupês (1918);
Graça Aranha (1902).
O Pré-Modernismo não constitui uma escola literária, mas um momento de transição entre a tradição literária do século XIX e sua ruptura radical, proporcionada pelo advento do Modernismo.
São considerados pré-modernistas alguns escritores cujas obras destoam de nossa produção literária do início do século. esta refletia uma mentalidade artística ainda ligada ao século XIX, e na qual os ecos do Realismo-Naturalismo na prosa e do Parnasianismo-Simbolismo na poesia não contribuíram para criações significativas.
Em vez disso, tínhamos uma literatura superficial, servilmente submissa a modelos europeus já superados, alienada das questões nacionais. Tal produção foi significativamente caracterizada por um de seus representantes, Afrânio Peixoto, como "literatura sorriso da sociedade".
Em oposição a este cenário dominante, convencional e conservador, os escritores denominados pré-modernistas anunciam a Modernidade,
Principais escritores e obras do Pré-Modernismo brasileiro:
Na poesia, o principal representante do Pré-Modernismo no Brasil é Augusto dos anjos, com poemas que desafiam classificações rígidas e inserem em nosso contexto cultural algumas características universalmente modernas. na prosa, destacam-se três escritores, que se debruçaram sobre a realidade do país, produzindo obras críticas e questionadoras.
Autores e suas respectivas obras mais conhecidas:
Euclides da Cunha - Os sertões (1902);
Lima Barreto - Triste fim de policarpo Quaresma (1915);
Monteiro lobato - Urupês (1918);
Graça Aranha (1902).
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
Livros para a FUVEST de 2016
http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2015/01/22/fuvest-divulga-lista-das-obras-obrigatorias-do-vestibular-2016.htm
Confira a lista de obras obrigatórias da Fuvest 2016:
• Viagens na minha terra - Almeida Garrett;
• Til - José de Alencar;
• Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida;
• Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis;
• O cortiço - Aluísio Azevedo;
• A cidade e as serras - Eça de Queirós;
• Vidas secas - Graciliano Ramos;
• Capitães da areia - Jorge Amado;
• Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade.
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
4.º Bimestre - Novas Palavras - Volume 1
4.º Bimestre - Gramática
Página 250
1. a) vírus - fícus (nome de uma planta) - tônus (elasticidade de um órgão) - Vênus
b) biquínis - oásis - ianomâmis - cáqui (nome de uma cor)
c) [carijo: estrado de varas trançadas] [oxítonas terminadas em o (s) têm acento → paroxítonas não precisam ter.
d) volátil - pôquer - caráter - dólar
Página 251
2. já (monossílaba tônica terminada em a);
visionário (paroxítona terminada em ditongo);
ortográfico (proparoxítona);
gênios (paroxítona terminada em ditongo); é (monossílaba tônica terminada em e);
gramática (proparoxítona)
3. a) guilhoche
b) aimará
c) aimará
d) bacupari
e) pólux
f) regô
4. a) hiporquema - paroxítona
5. E
Página 255
1. Antes de 2009. Antes da reforma ortográfica, qualquer palavra com ditongo aberto éu/éi/ói (na tônica), era acentuada; depois, só as monossílabas (céu, dói etc.) e as oxítonas (troféu, infiéis, rouxinóis, Niterói etc.) permaneceram com acento; as paroxítonas (estréia, paranoico, jiboia, geleia, tireoide etc) deixaram de ser acentuadas.
2. a) boitatá - bonés
b) hífen - látex - Bolívar
c) véu - pastéis - destrói
d) miúdo - raízes
3. a) trânsito - proparoxítona; transito - paroxítona terminada em o tem acento.
b) magoa - paroxítona terminada em a não é acentuada; magoa - paroxítona em ditongo tem acento.
c) Regra das proparoxítonas (ve-í-cu-lo) e regra do i (tônico) na segunda vogal do hiato, sozinho na sílaba e sem nh depois.
d) O ditongo aberto ói só recebe em monossílabas (ex.: sóis) e oxítonas (caso de herói); em paroxítonas (caso de heroico), não é acentuado; em heroicamente, a tônica é men, portanto não faz sentido pôr acento gráfico no ditongo oi.
e) graúlho (gra-ú-lho) - o u (tônico) representa a segunda vogal do hiato e não é seguido de nh; grainha (gra-i-nha) - o i (tônico) também representa a segunda vogal do hiato, mas é seguido de nh, por isso não recebe acento.
Página 250
1. a) vírus - fícus (nome de uma planta) - tônus (elasticidade de um órgão) - Vênus
b) biquínis - oásis - ianomâmis - cáqui (nome de uma cor)
c) [carijo: estrado de varas trançadas] [oxítonas terminadas em o (s) têm acento → paroxítonas não precisam ter.
d) volátil - pôquer - caráter - dólar
Página 251
2. já (monossílaba tônica terminada em a);
visionário (paroxítona terminada em ditongo);
ortográfico (proparoxítona);
gênios (paroxítona terminada em ditongo); é (monossílaba tônica terminada em e);
gramática (proparoxítona)
3. a) guilhoche
b) aimará
c) aimará
d) bacupari
e) pólux
f) regô
4. a) hiporquema - paroxítona
- Sim (oxítona terminada em a tem acento)
- Não (paroxítona em a não tem acento)
- Sim (toda proparoxítona é acentuada)
- Não, porque nenhuma palavra tem a tônica à esquerda da antepenúltima sílaba.
- Não, porque oxítona terminada em i não tem acento.
- Sim, pois paroxítona terminada em i tem acento.
- Sim (toda proparoxítona é acentuada).
5. E
Página 255
1. Antes de 2009. Antes da reforma ortográfica, qualquer palavra com ditongo aberto éu/éi/ói (na tônica), era acentuada; depois, só as monossílabas (céu, dói etc.) e as oxítonas (troféu, infiéis, rouxinóis, Niterói etc.) permaneceram com acento; as paroxítonas (estréia, paranoico, jiboia, geleia, tireoide etc) deixaram de ser acentuadas.
2. a) boitatá - bonés
b) hífen - látex - Bolívar
c) véu - pastéis - destrói
d) miúdo - raízes
3. a) trânsito - proparoxítona; transito - paroxítona terminada em o tem acento.
b) magoa - paroxítona terminada em a não é acentuada; magoa - paroxítona em ditongo tem acento.
c) Regra das proparoxítonas (ve-í-cu-lo) e regra do i (tônico) na segunda vogal do hiato, sozinho na sílaba e sem nh depois.
d) O ditongo aberto ói só recebe em monossílabas (ex.: sóis) e oxítonas (caso de herói); em paroxítonas (caso de heroico), não é acentuado; em heroicamente, a tônica é men, portanto não faz sentido pôr acento gráfico no ditongo oi.
e) graúlho (gra-ú-lho) - o u (tônico) representa a segunda vogal do hiato e não é seguido de nh; grainha (gra-i-nha) - o i (tônico) também representa a segunda vogal do hiato, mas é seguido de nh, por isso não recebe acento.
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
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