terça-feira, 1 de março de 2016

Principais características do Pré-Modernismo no Brasil

     O Pré-Modernismo, na literatura brasileira, compreende o período cultural que vai dos primeiros anos do século XX até 1922, quando ocorreu a semana de Arte Moderna, marco que assinala o início do Modernismo no país.
     O Pré-Modernismo não constitui uma escola literária, mas um momento de transição entre a tradição literária do século XIX e sua ruptura radical, proporcionada pelo advento do Modernismo.
     São considerados pré-modernistas alguns escritores cujas obras destoam de nossa produção literária do início do século. esta refletia uma mentalidade artística ainda ligada ao século XIX, e na qual os ecos do Realismo-Naturalismo na prosa e do Parnasianismo-Simbolismo na poesia não contribuíram para criações significativas.
     Em vez disso, tínhamos uma literatura superficial, servilmente submissa a modelos europeus já superados, alienada das questões nacionais. Tal produção foi significativamente caracterizada por um de seus representantes, Afrânio Peixoto, como "literatura sorriso da sociedade".
     Em oposição a este cenário dominante, convencional e conservador, os escritores denominados pré-modernistas anunciam a Modernidade,
    
Principais escritores e obras do Pré-Modernismo brasileiro:
     Na poesia, o principal representante do Pré-Modernismo no Brasil é Augusto dos anjos, com poemas que desafiam classificações rígidas e inserem em nosso contexto cultural algumas características universalmente modernas. na prosa, destacam-se três escritores, que se debruçaram sobre a realidade do país, produzindo obras críticas e questionadoras.
     Autores e suas respectivas obras mais conhecidas:
Euclides da Cunha - Os sertões  (1902);
Lima Barreto - Triste fim de policarpo Quaresma (1915);
Monteiro lobato - Urupês (1918);
Graça Aranha (1902).

Nenhum comentário:

Postar um comentário