segunda-feira, 11 de abril de 2016

Avaliação - 1.º Ano (Gêneros literários/Função da Linguagem/Ortografia)


Avaliação de Português com consulta do caderno. Proibido o uso do celular e o empréstimo de caderno do colega. As questões rasuradas serão anuladas. Faça a prova a caneta. Boa Sorte!!!

1.  Leia o texto abaixo e responda

                                                                    Desabafo

Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.

CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento).  ENEM – 2012

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois

a) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.
b) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.
c) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.
d) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.
e) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação. 

 
2. Assinale a alternativa que contenha a sequência correta sobre as funções da linguagem, importantes elementos da comunicação:

1. Ênfase no emissor (lª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes.

2. Evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da comunicação.

3. Busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.

4. Ênfase  no canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes.

5.  Visa à tradução do código ou à elaboração do discurso, seja ele linguístico ou extralinguístico.

6. Voltada para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito estético.

(    ) função metalinguística.
(    ) função poética.
(   ) função referencial.
(   ) função fática.
(   ) função conativa.
(   ) função emotiva.

a) 1, 2, 4, 3, 6, 5.      b) 5, 2, 6, 4, 3, 1.    c) 3, 5, 2, 4, 6, 1.     d) 5, 6, 2, 4, 3, 1.    e) 6, 5, 2, 4, 3, 1.    

 
3. Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretas:
a) desinteria – jeito – obcecar – chingar – majestade – gorjeio – fuchicar
b) exceção – piche – muçarela – excesso – de repente – crânio – disenteria
c) crâneo – pixe – cochicho – enchergar – excelencia – assessor – excessão
d) fuxicar – desinteria – pinche – enxergar – xingar – pechincha – enchaqueca
e) N. D. A.  

4. Assinale a alternativa em que haja erro ou erros nos vocábulos:
a) jabuticaba – quisesse – enxaqueca – chouriço – camundongo – berinjela
b) cochilo – poleiro – irascível – de repente – hediondo – possessão – jabuti
c) magestade – escassez – pechinchar – hesitar – ascessor – táboa – obcessão
d) jiló – oscilar – enxaqueca – poleiro – majestade – excêntrico – jabuticaba
e) N. D. A.  

5. Dê os gêneros literários de cada sentença a seguir:  
a) “A serena, amorosa Primavera,
O doce autor das glórias que consigo,
A Deusa das paixões e de Citera;

Quanto digo, meu bem, quanto não digo,
Tudo em tua presença degenera.
Nada se pode comparar contigo (...)”.
 

____________________________________________

b) MADAME CLESSI – Deixa o homem! Como foi que você soube do meu nome?
ALAÍDE – Me lembrei agora! (noutro tom) Ele está-me olhando. (noutro tom, ainda) Foi uma conversa que eu ouvi quando a gente se mudou. No dia mesmo, entre papai e mamãe. Deixe eu me recordar como foi...
Já sei! Papai estava dizendo: “O negócio acabava...”
(Escurece o plano da alucinação. Luz no plano da memória. Aparecem pai e mãe de Alaíde.)
PAI (continuando a frase) – “...numa orgia louca.”
MÃE – E tudo isso aqui?
___________________________________

c) Estavam, de repente, frente a frente. O passado cobrava por esse encontro. O futuro dependia dos olhares, das palavras, dos gestos. Tudo seria registrado, nada escaparia de uma cobrança. O presente, entre eles, não existia.        (M Nunes)

_____________________________­­­­­­_______

6. Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.

 COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (adaptado).

Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que

a) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.  
b) O cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores. 
c) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.  
d) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.
e) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.  


Correção da prova:
1. A
1. D
3. B
4. C
5. a) lírico
    b) dramático
    c) épico
6. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário