quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PROJETO: "BLOG DENTRO DA SALA DE AULA"

PROFESSORA: ROSELI UBALDO
ESCOLA PRESIDENTE KENNEDY
DIRETORA: ELIANE MARIA DOS SANTOS
FORMAÇÃO: LETRAS (PORTUGUÊS E INGLÊS)
                       MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO             
                       GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA – lato sensu
                                                       
 
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como relevância apresentar a importância da utilização dos meios tecnológicos como forma de enriquecer a prática pedagógica na sala de aula. Através do BLOG do professor, o aluno enriquece sua existência pelas variedades de contribuição possibilitadas pela tecnologia, ao mesmo tempo em que interage com os objetos do conhecimento com mais facilidade. Então cabe ao professor apropriar destes mecanismos para que o aluno usufrua das variedades de textos contidas nas telas, com isso ampliando seus conhecimentos.
 
OBJETIVOS:
Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores;
Propiciar aos alunos um contato maior com as ferramentas informatizadas;
▪ Buscar na informática soluções para sanar as dificuldades de ensino-aprendizagem.
▪ Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir conhecimentos
 
AÇÕES COMO PROFESSORA:
▪ Diagnosticar as principais dificuldades dos alunos na leitura e na escrita;
▪ Planejar atividades de acordo com as dificuldades de cada aluno para que ele possa fazer em sua casa ou em outro espaço como a sala de informática da escola / trabalho;
▪ Auxiliar o aluno como utilizar corretamente as ferramentas disponíveis no BLOG;
▪ Análise do desempenho dos alunos ao decorrer das atividades.
▪ O aluno tem acesso ao cronograma da disciplina de língua portuguesa no decorrer dos bimestres;
▪ É importante ressaltar também que alguns alunos têm vergonha de fazer perguntas na aula e o blog dá oportunidade para haver uma interação entre professor/aluno;
▪ O aluno que falta na aula por motivo (des)conhecido, fica por dentro do que foi dado em sala de aula porque o BLOG é atualizado semanalmente;
▪ Atividades extraclasses e correção no blog para tirar possíveis dúvidas dos alunos;
▪ Links para o aluno fazer download de livros paradidáticos para o vestibular;
▪ Simulado da disciplina de língua portuguesa antes da avaliação.
▪ Questões do ENEM de anos anteriores para o aluno treinar sua habilidades de leitura e escrita;
▪ Publicar no BLOG trabalhos realizados pelos alunos como teatro, seminários e produções escritas.
 
AVALIAÇÃO:
Considerar a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário