domingo, 7 de junho de 2015

Avaliação do 2.º Bimestre - 1.º ANO


1. Assinale a alternativa incorreta sobre o Renascimento:

a) As características do Renascimento em sua última fase o Maneirismo são: pessimismo, conflito, prevalência da emoção sobre a razão.

b) As características do Classicismo são: imitação dos clássicos. Obediência a regras, ideal de perfeição formal, racionalismo, equilíbrio, impessoalidade, universalismo e valores ideais.

c) Na épica camoniana, temos os Lusíadas, obra publicada em 1572, composta por 1102 estrofes e 8816 versos.

d) No Renascimento, o poema Os Lusíadas desdobra-se em introdução (proposição, invocação e dedicatória), narração e epílogo.

e) Nenhuma das Alternativas.

 

2. Assinale a opção em que todas as sílabas das palavras estejam separadas corretamente:

a) he-re-sia, re-le-em, ca-rac-te-rís-ti-ca, in-ter-ur-ba-no, ab-so-lu-to, gra-tui-to

b) gra-tu-i-to, au-da-ci-a, pe-gue-i, au-da-ci-o-so, gor-je-ar, i-ro-ni-a, a-pti-dão

c) a-do-les-cên-ci-a, es-tran-ge-re-i-ce, ob-sé-qui-o, mar-ce-na-ri-a, in-cóg-ni-ta

d) mar-ke-ting, fis-su-ra, ae-ros-sol, geo-ci-ên-cia, ads-trin-gir, ób-vi-o, i-ro-ni-a

e) Nenhuma das Alternativas.

 

3. Assinale a alternativa em haja erro(s) no(s) vocábulo(s) ou significados:

a) quiséssemos, andrajoso, concerto( espetáculo em que se executam obras musicais),  viagem (substantivo), emergir (subir, aparecer na superfície), isqueiro

b) crânio, disenteria, de repente, imergir (afundar), tráfego (trânsito, movimento), retificar (corrigir), incestuoso, quizila, desinchar, enxaqueca

c) cisterna, tráfico (trânsito, movimento), mandato (ordem judicial), acessível, conserto (espetáculo em que se executam obras musicais),  viagem (substantivo), esqueiro

d) quizila, pneumonia, viajem (verbo), ratificar (confirmar), achincalhar (ridicularizar), hibridismo (reunião de elementos diferentes), infanto-juvenil

e) Nenhuma das Alternativas.

 

4. Assinale a opção em que haja erro (s) na (s) separação de sílabas:

a) pneu-mo-ni-a, eu-ca-ris-ti-a, in-cau-to, i-nap-to, prai-ei-ro, ob-sé-quio, ge-o-ci-ên-cia

b) crus-tá-ce-os, lac-ta-ção, a-e-ros-sol, es-ti-gma-tis-mo, ex-ce-der, de-sin-qui-e-ta

c) ân-sia, eu-ca-ris-ti-a, ex-ce-der, de-sin-quie-ta, en-jo-o, ex-pec-to-ran-te, et-no-gra-fi-a

d) a-bran-gên-cia, car-tu-chei-ra, clau-su-ra, fas-cí-nio, pe-remp-t-o-rio, bí-ceps

e) Nenhuma das Alternativas.

 

5. Assinale a resposta errada:

a) O Renascimento na Itália é multiforme em todos os países.

b) A medida nova (versos decassílabos) é a métrica preferida pelos italianos.

c) Luís Vaz de Camões é o maior poeta renascentista.

d) Sá de Miranda divulga as novas formas poéticas – o soneto, a sextina, as oitavas.

e) Apenas as alternativas c e d estão corretas.

f) Todas as alternativas estão corretas

 

6. (UFSCAR-SP) Para responder a esta questão, leia os versos:

            E rir meu riso e derramar meu pranto

            Ao seu pesar ou seu contentamento.

            Mudaram as estações

            Nada mudou.

É notória a oposição de idéias nos versos, o que significa que neles se encontra como principal figura de linguagem a:

a) eufemismo

b) ironia

c) prosopopeia

d) metonímia

e) Nenhuma das Alternativas.

 

7.  Assinale a alternativa incorreta:

a) Eufemismo é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão no lugar de outra palavra ou expressão considerada desagradável ou chocante. Exemplo: Ele vestiu um paletó de madeira.

b) Metonímia é a troca de uma palavra por outra de valor similar e que possui um sentido de implicação mútua. Exemplo: Não te afastes da cruz.
c) Personificação ou prosopopéia é um tipo de metáfora em que se atribui qualidade, ação ou condição humana a coisas ou seres não humanos. Exemplo: “As grandes árvores nem se mexem, pois não dão confiança a essa brisa, mas as plantinhas miúdas ficam felizes”.

d) Gradação é um recurso fundamental da linguagem poética e também da linguagem cotidiana, pois coloca inúmeras possibilidades de nos expressarmos simbolicamente. Exemplo: "Nada fazes, nada tramas, nada pensas que eu não saiba, que eu não veja, que eu não conheça a fundo."  

e) Nenhuma das Alternativas.

 

8. "Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba." Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:
a) Enriqueceu por meios ilícitos.

b) "O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário."

c) "Não serei o poeta de um mundo caduco."
d) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor."  

e) Nenhuma das Alternativas.

 

9. Assinale a única alternativa que não constitui uma metáfora:

a) A chuva caía como lágrimas tristes.

b) Minha boca é um cadeado.

c) Ela ficou furiosa. Uma onça.

d) A vida são ondas, vem e vai.

e) “Pois vejo a minha vida anoitecer.”

 

10. Assinale a alternativa incorreta:

a) o poema épico Os Lusíadas é escrito em versos decassílabos reunidos em estrofes de oitava rima. Os principais episódios do poema são a história trágica de Inês de Castro, o discurso do Velho do Restelo no momento da partida, o dialogo entre Vasco da Gama e o gigante Adamastor na passagem do cabo das Tormentas.

b) Nas artes e na literatura, a principal tendência do renascimento foi o Humanismo, caracterizado pela imitação dos autores americanos, pelo ideal de perfeição formal, pela formulação de regras e pela busca de um equilíbrio entre razão e emoção.

c) O Renascimento foi um movimento cultural amplo, que se iniciou na Itália no século XIV e se erradicou para os outros países europeus nos séculos XV e XVI.

d) A poesia lírico-amorosa camoniana está ligada a uma concepção neoplatônica do amor. Isso quer dizer que, para Camões, o Amor é um ideal superior, único e perfeito, o Bem supremo pelo qual ansiamos.

e) Nenhuma das Alternativas.
 
Gabarito:
1.       A
2.       E
3.       C
4.       B
5.       D
6.       E (ANTÍTESE)
7.       D
8.       B
9.       A
10.   C

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