quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Novas Palavras - Volume 1 Literatura (respostas) - 1.º Bimestre

Páginas 11 e 12
1. b, c, f

2. Resposta pessoal do aluno.

Leitura de imagem
1. Resposta pessoal do aluno.
2. Resposta pessoal do aluno.

Página 13
3. c

Página 16
1. a) "Durante o tempo em que nos visita [...]"; "Com a chegada do Outono, e quando a temperatura começa a baixar, as andorinhas juntam-se em grandes bandos e voam então para o Sul, à procura de temperaturas mais altas no continente africano. Algumas voam da Europa Ocidental até a África do sul para voltar na primavera seguinte."
    b) Inverno: dezembro; verão: junho.

2. Resposta pessoal do aluno. (As sílabas assim separadas sugerem a imagem das andorinhas pousadas nos fios elétricos, ou de telégrafo.
 
     b) Pauta é o conjunto das cinco linhas (pentagrama) em que se escrevem as notas musicais em uma partitura. O poeta vê os fios elétricos ou de telégrafo como se formassem uma pauta musical. As sílabas e as andorinhas passam a sugerir a imagem das notas musicais no pentagrama.

      c) Como ma pauta não possui uma clave, as notas, representadas pelas andorinhas, não têm um valor estabelecido em uma escala. Assim, os sons emitidos por elas não formas propriamente uma música, uma melodia, uma combinação bem estruturada e harmoniosa. O resultado é confuso, formado de gritos distintos uns dos outros.

3. a) A palavra sol sugere também o nome do astro, SOL, ou seus raios e o seu calor. Portanto, as andorinhas gritam, realmente, porque sentem frio, sentem falta do sol.
     b) Passa-se no outono ou no inverno, pois elas sentem frio, "gritam por falta de uma clave de sol". Sabemos, pelo texto 1, que as andorinhas ausentam-se de Portugal durante essas estações.

Páginas 17 e 18

1. O autor interrompe a leitura de obras alheias ("leitura de coisas feitas") ou a criação de suas próprias obras ("feitura de minhas próprias coisas").

2. A imagem de um inseto de grandes olhos e negras e longas pernas ou antenas e a de um ciclista tombado.

3. a) Segundo o senso comum, os óculos são apenas aquilo que parecem ser: duas lentes fixadas em uma armação.
    b) Porque as imagens dão mais vida às coisas e maior intensidade à vida.
    c) Não, para ele essa necessidade é um "eterno mistério", um "enigma".

4. O poeta não tem a função de resolver e sim de propor enigmas, de fazer o leitor pensar por ele.

5. É o senso prático do autor aconselhando-o a retomar o trabalho e deixar de lado as questões insolúveis, como a função do poeta e da literatura. que lhe ocorrem à mente.

Página 20
2. b

3. c

Páginas 22 e 23

4. Apenas os textos 1 e 3 são obras literárias, pois somente eles utilizam esteticamente a palavra como matéria-prima da criação literária. Neles, o termo latifúndio é constituído por imagens poéticas. No texto 2, a linguagem não tem motivações estéticas e inventivas, mas práticas: o autor busca definir com exatidão o conceito de latifúndio.

5. a) "o sabiá voou"   (está para) "o amor acabou";
         "ficou-me o bem-te-vi."  "fica o estamos aí."
    b) O sabiá é a imagem do amor; o bem-te-vi é a imagem da sobrevivência à perda do amor que permanece apenas na memória.

6. Perdido o amor, resta ao eu lírico a solidão de seu mundo particular. A "grama do jardim" reflete o sentido de "latifúndio", como imagem do território pessoal de "cultura extensiva", repetitiva, monótona e desinteressante. O eu lírico possui a si mesmo - território de grande extensão -, mas vive o isolamento próprio dos grandes latifúndios (falta de estradas, aldeias afastadas).

7. A ironia consiste no fato de que o lavrador, que trabalhou a terra sempre como empregado, ansiando pela partilha dos latifúndios, recebe, enfim,sua propriedade. mas a parte que ele recebe, agora só sua, de nada lhe servirá, pois é apenas a cova para seu enterro.

8. a

9. c

10. a

Página 32
1. "[...] mas era ele, sim, aquele que troxera de Porto Alegre, e que lindo soldadinho, com capacete de espigão, boldrié, mochila e espingardinha."

2. a) Ao personagem.
     b) O menino então pensou: "Decerto era para consultar um médico , pois não haveria outro motivo que levasse à capital uma jovem com seu filhinho.
      c) O menino então supôs que era para consultar um médico pois não haveria outro motivo que levasse à capital uma jovem com seu filhinho.
     d) Na construção do item b, o raciocínio é claramente atribuído ao personagem. No item c, o pensamento do personagem é traduzido pelo narrador. No texto original essas duas formas se misturam, aproximando o personagem do narrador e, consequentemente, do leitor. 

Página 33
1. a) Mágoa.
    b) saudade, tristeza, melancolia, sentimento pela pela perda, pela separação, pela ausência, pela morte.

2. Sim. podemos entender uma pequena história, ou seja, o desenrolar de acontecimentos no tempo: um homem senta-se frequentemente à janela e vê uma mulher passar; a morte da mulher; o homem continua sentando-se à janela e tem a ilusão de ver a mulher passar. Além disso, há personagens (o homem, a mulher) e um lugar, um espaço (a janela embaçada pela neve).

3. a) Como expressão dos sentimentos e disposições psíquicas de um sujeito. Os elementos narrativos do poema estão em função da expressão dos sentimentos.

Página 35
1. As características são o diálogo - forma básica da linguagem dramática - e o conflito. Segundo Stoppard, o diálogo teatral é uma maneira de o autor se contradizer, ou seja, de discutir e conflitar consigo mesmo.

2. O primeiro parágrafo.

3. a) A cor branca simboliza a clareza, a moderação, a ponderação, o es´pírito conciliador, cordato, propenso ao entendimento.
    b) A cor que simboliza a sinceridade, a autencidade, o respeito à verdade, a audácia, a coragem, a emoção, o impulso.

6 comentários:

  1. como posso resumi a responta da 6.
    Perdido o amor, resta ao eu lírico a solidão de seu mundo particular. A "grama do jardim" reflete o sentido de "latifúndio", como imagem do território pessoal de "cultura extensiva", repetitiva, monótona e desinteressante. O eu lírico possui a si mesmo - território de grande extensão -, mas vive o isolamento próprio dos grandes latifúndios (falta de estradas, aldeias afastadas).

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  2. Prof faltou a pag 25 por favor pode colocar ela obgd 😇

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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