sábado, 9 de junho de 2012

Orações Subordinadas - exercícios de fixação



Classifique as orações subordinadas:

 

1. Estava tão cansado que mal conseguia respirar.

2. Se não casarmos, meu amor, até sou capaz de morrer.

3. Quanto mais os jovens se tratam com ternura, mais se tornam ativos, abertos e integrados na sociedade.

4. Ainda que estivesse ferido, continuava lutando.

5. Nada dizia para que não a julgassem mal.

6. Como eu já disse mais de uma vez, não vou sair de casa.

7. Dê o fora depressa antes que eu chame meu marido.

8. Como não se entendessem, sinhá Vitória aludira, bastante azeda, ao dinheiro gasto pelo marido na feira.

9. Amo-te como um bicho...

10. O sol que se filtra das folhas desenha no ar colunas amarelas de poeira...

11. Há alunos que praticam esporte.

12. Durante a noite, na qual me faltou o sono, meus pensamentos giravam em torno dela...

13. Duvido de que você saiba toda a matéria.

14. A verdade é só uma: que eu fracassei.

15. A verdade é que fracassei.

16. Tenho certeza de que fracassei.

17. Perguntei-lhe se estava com saudades das férias.

18. É certo que fracassei.

19. Quando os verbos admirar, agradar, desagradar, incomodar, preocupar, convir, cumprir, ocorrer, acontecer, parecer, urgir, etc., estiverem na 3.ª pessoa do singular, teremos:

20. Quando tivermos as expressões: É bom, seria conveniente, É claro, Parece certo, É possível, Seria conveniente, É lamentável, É necessário, Seria interessante, teremos:

21. “Ficou ali, até que as sombras foram tomando conta das coisas”.

22 “Como falavam muito alto, as pessoas se entendiam facilmente”.

23. “Continuaria a sustentar a Mocinha, contanto que ela procedesse direito, vivesse calma na gaiola e na moral.” (G. Ramos)

24. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos.

25. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas.

26 Fez-lhe sinal que se calasse.

27. Como estava triste, isolou-se do grupo.

28. Tudo saiu conforme havíamos previsto.

29. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.

30. O investigador foi mais esperto que o ladrão.

31. Mentiram para mim, como pude constatar.

32. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã.
33. Os bois da minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão examinados.

34. Os homens, que são seres racionais, exploram os animais.

35. O livro que comprei é bom.

36.  Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas.

37. A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.

38. Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.

39. A primavera ,que é a estação das flores, começa em setembro.

40. Caetano Veloso ,que é um ótimo compositor da MPB, escreveu um livro.

41. O professor que educa precisa ter vocação.

42. Meu pai ,que havia arrancado três dentes, não pôde viajar naquele dia.

43. Os alunos que faltaram farão a prova outro dia.

44. Infeliz é o homem que não age honestamente.

45. Meus pais, que são meus amigos, compreenderam a situação.

GABARITO:
1. O. S. A. CONSECUTIVA
2. O. S. A. CONDICIONAL
3. O. S. S. PROPORCIONAL
4. O. S. A. CONCESSIVA
5. O. S. S. FINAL
6. O. S. A. CONFORMATIVA
7. O. S. A. TEMPORAL
8. O. S. A. CAUSAL
9. O. S. A. COMPARATIVA
10. O. S. ADJ. RESTRITIVA
11. O. S. ADJ. RESTRITIVA
12. O. S. ADJ. EXPLICATIVA
13. O.S. S. O. I.
14. O.S. S. APOSITIVA
15. O. S. S. PREDICATIVA
16. O. S. S. C. N.
17. O. S. S. O. D.
18. O. S. S. SUBJETIVA
19. O. S. S. SUBJETIVA
20. O. S. S. SUBJETIVA
21. 0. S. ADV. TEMPORAL
22. O. S. ADV. CAUSAL
23. O. S. ADV. CONDICIONAL
24. O. S.ADV PROPORCIONAL
25. O. S. ADV. CAUSAL
26. O. S. ADV. FINAL
27. O. S. ADV. CAUSAL
28. O. S. ADV. CONFORMATIVA
29. O. S. ADV. TEMPORAL
30. O. S. ADV. COMPARATIVA
31. O. S. ADV. CONFORMATIVA
32. O. S. ADV. FINAL
33. O. S. ADJ. EXPLICATIVA
34. O. S. ADJ. EXPLICATIVA
35. O. S. ADJ. RESTRITIVA
36. O. S. ADJ. RESTRITIVA
37. O. S. ADJ. EXPLICATIVA
38. O. S. ADJ. RESTRITIVA
39. O. S. ADJ. EXPLICVATIVA
40. O. S. ADJ. EXPLICATIVA
41. O. S. ADJ. RESTRITIVA
42. O. S. ADJ. WXPLICATIVA
43. O. S. ADJ. RESTRITIVA
44. O. S. ADJ. RESTRITIVA
45. O. S. ADJ. EXPLICATIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário