domingo, 15 de abril de 2012

Como fazer uma conclusão

Conclusão

 

A conclusão serve para finalizar o texto trabalhado, amarrar as ideias que foram colocadas durante o texto. Na conclusão não deve estar presente a tese.

Exemplo se uma Conclusão de Trabalho:

Como vimos, este trabalho é resultado de um estudo minucioso que exigiu, no decorrer do mesmo muita análise, síntese e reflexão.

Uma das vantagens oferecidas e que considero a mais importante foi o conhecimento que tive a respeito de Analogia e seu atuante papel nas transformações de uma Língua.

Foi um estudo realmente, muito interessante e instrutivo.

Elaborado através de uma visão geral sobre os fatos analógicos e sua atuação nos domínios fonético morfológico, sintático e semântico, proporcionando-me um melhor conhecimento do nosso Idioma.



A conclusão de um trabalho é uma das partes mais importantes do mesmo. É nesta parte que o aluno irá colocar as suas impressões sobre o trabalho que acabou de elaborar.

Porém 99% dos alunos fazem um mal uso desta área, seja porque efetivamente não fizeram o trabalho, apenas copiaram textos da internet, seja porque não conseguiram assimilar nada, seja por preguiça, entre outros fatores.

O fato é que não é raro ver conclusões do tipo:

“Concluo que o Brasil é um país da América do Sul e tem bastante população, pois muitas pessoas de outros países vem viver nele.”

Acredite a conclusão de trabalho acima é real, e por incrível que pareça o este trabalho tirou nota 10, esta conclusão foi elaborada por um aluno de 8ª série.

Eu não sou professor nem nada, mas acredito que a conclusão acima não é muito satisfatória, sendo que o trabalho falava sobre o Brasil, dados geográficos, econômicos, culturais, etc.

Mas o que me deixou mais abismado foi o fato do trabalho ter recebido nota 10, sendo que somente pela conclusão eu daria no máximo 2.

Para evitar então que conclusões deste tipo continuem aparecendo aos montes por ai, vou deixar algumas sugestões que podem ajudar a melhorar a elaboração das mesmas.

Como montar uma conclusão?

Na conclusão como o próprio nome já diz, deve ter tudo que o aluno conseguiu assimilar durante a elaboração do trabalho. As frases não devem ser muito compridas, e os tópicos devem ser separados por parágrafos.

É interessante fazer uma síntese de todo o conhecimento, e a partir dela retirar as suas conclusões finais.

Síntese é um resumo composto pelas ideias centrais de determinado texto ou assunto, através dela é possível entender o todo ou a ideia geral do todo.

Afim de fazer um resumo bem focado, é interessante ler e reler o conteúdo do trabalho diversas vezes, assim você evita concluir o que nem foi estudado ou escrito no trabalho.

Depois de montar a conclusão, é preciso ler várias vezes e deixar ela o mais breve e sucinta possível. Pois o que importa não é o tamanho do texto, e sim a qualidade do conteúdo que você irá gerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário