domingo, 7 de junho de 2015

Avaliação de Português do 1.° ANO - 1.º Bimestre


1 – Dê o número de fonemas e dígrafos das palavras abaixo:

Palavras
Fonemas
Dígrafos
hospedagem
 
 
imprescindível 
 
 
escandalosos
 
 
intoxicar
 
 

 

 

 
2 – Responda as questões a seguir:

a) Quais são as características da cantiga de amor?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

b) Quais são as características da cantiga de amigo?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Qual é a classificação das cantigas em gênero?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Identifique as funções de linguagem nos trechos a seguir:

a) d) “Anuncie nas listas telefônicas oficiais.” _______________________________________

 

b) “ – Bem – disse o rapaz.

       – Bem – respondeu ela.

       – Bem, cá estamos – disse ele.

       – Cá estamos – confirmou ela, não estamos?

       – Pois estamos mesmo – disse ele. Upa! Cá estamos.

(Jakobson, Roman. Jinguistica e comunicação) ___________________________________

 

c) “Escrever é uma técnica e, como tal, pode ser ensinada e, claro, pode ser aprendida por quem quiser. Também é uma arte, mas isto é outra história. Há vários métodos de ensinar a técnica de escrever. O mais comum, ou mais aceito, é o que elimina qualquer noção de gramática. Não há razão para impor regra, nem lei. Tudo se pode ignorar. Ninguém precisa saber análise léxica ou sintática.”

(RESENDE, Otto Lara. Folha de S. Paulo) ______________________________________

 

d) “Algumas pesquisas de sociólogos americanos, realizadas desde a década de 50, confirmam que, mesmo nos Estados Unidos, o filho do operário estuda para ser o operário que acaba sendo, e o filho do médico para ser médico ou engenheiro.”

(BRANDÂO, Carlos Rodrigues. O que é educação.)_______________________________

 

4. Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b)
representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c)
pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.

 

5. Nas cantigas de amor,
a)
o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.

b) o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.
d) o eu lírico é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
e) existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.

 

6. Assinale a alternativa em que haja erros na escrita:

a) muçarela, fusível, fuzil, jenipapo, jurisprudência, prodígio,  antitóxico, lasanha

b) lasanha, fuzível, autocontrole, iracível, impecilho, jaboticabeira, desinteria, auto-avaliação

c) autoavaliação, lasanha, muçarela, irascível, fusível, empecilho, disenteria, quisesse

d) bullying, macambúzio, crisântemo, viagem (substantivo), abstinência, expulso, iceberg

e) intercessão, berinjela, contrassenso, jabuticabeira, disenteria, jurisprudência, contraofensivo

 

7. Assinale a alternativa em que todos os vocábulos estejam corretos:

a) anti-social, de repente, pseudonimo, pusesse, quizesse, berinjela, machiche, multicelular

b) médium, derepente, pseudônimo, quisesse, maxixe, antissocial, beringela, multi-celular

c) meia tigela, antissocial, médico-hospitalar, deslexia, contra-prova, quisesse, fusil, autorrespeito

d) fuzil, autorrespeito, hectare, mal (contrário de bem), querosene, hesitar, incorrupto, obsessão, minissérie

e) contraprova, dislexia, quizesse, inespressivo, possilga, obsecar, maisena, sargeta, obsessão


8..Leia o texto abaixo:

onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

DUARTE, M.O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

(ENEM 2010) Predomina no texto a função da linguagem:

a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário