ESCOLA PRESIDENTE KENNEDY
DIRETORA: ELIANE MARIA DOS SANTOS
FORMAÇÃO: LETRAS (PORTUGUÊS E INGLÊS)
MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO
GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA – lato sensu
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como relevância
apresentar a importância da utilização dos meios tecnológicos como forma de
enriquecer a prática pedagógica na sala de aula. Através do BLOG do professor, o
aluno enriquece sua existência pelas variedades de contribuição possibilitadas
pela tecnologia, ao mesmo tempo em que interage com os objetos do
conhecimento com mais facilidade. Então cabe ao professor apropriar destes
mecanismos para que o aluno usufrua das variedades de textos contidas nas
telas, com isso ampliando seus conhecimentos.
OBJETIVOS:
▪ Estimular nos alunos um processo de leitura
permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e
perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores
e escritores;
▪ Propiciar aos alunos um contato maior com as
ferramentas informatizadas;
▪ Buscar na informática
soluções para sanar as dificuldades de ensino-aprendizagem.
▪ Saber
utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir
conhecimentos
AÇÕES COMO PROFESSORA:
▪
Diagnosticar as principais dificuldades dos alunos na leitura e na escrita;
▪ Planejar
atividades de acordo com as dificuldades de cada aluno para que ele possa fazer
em sua casa ou em outro espaço como a sala de informática da escola / trabalho;
▪ Auxiliar o
aluno como utilizar corretamente as ferramentas disponíveis no BLOG;
▪ Análise do
desempenho dos alunos ao decorrer das atividades.
▪ O
aluno tem acesso ao cronograma da disciplina de língua portuguesa no decorrer
dos bimestres;
▪ É
importante ressaltar também que alguns alunos têm vergonha de fazer perguntas
na aula e o blog dá oportunidade para haver uma interação entre
professor/aluno;
▪ O
aluno que falta na aula por motivo (des)conhecido, fica por dentro do que foi
dado em sala de aula porque o BLOG é atualizado semanalmente;
▪ Atividades
extraclasses e correção no blog para tirar possíveis dúvidas dos alunos;
▪ Links
para o aluno fazer download de livros paradidáticos para o vestibular;
▪ Simulado
da disciplina de língua portuguesa antes da avaliação.
▪
Questões do ENEM de anos anteriores para o aluno treinar sua habilidades de
leitura e escrita;
▪
Publicar no BLOG trabalhos realizados pelos alunos como teatro, seminários e
produções escritas.
AVALIAÇÃO:
Considerar
a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto
individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e
orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades
propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário