segunda-feira, 12 de maio de 2014

Avaliação de português - 1.º Ano (2.º Bimestre)


1. Assinale a alternativa incorreta:

a) No gênero épico, o autor se liberta de seu eu e trata com objetividade o ser humano diante dos mais variados acontecimentos.

b) No gênero lírico, o escritor revela o seu mundo interior, o seu modo próprio de pensar, de sentir e de interpretar o mundo, as pessoas, as coisas.

c) No Classicismo, os temas são relacionados ao amor, à saudade e à crítica de costumes.

d) A obra de Camões apresenta 1102 estrofes, todas em oitava-rima, organizadas em dez cantos. Cada canto, na epopéia, corresponde a um capitulo das obras em prosa.

e) Nenhuma das alternativas

2. Assinale a alternativa em que todos os vocábulos estejam corretos:

a) quizesse, perecível, viajem (verbo), quiromância, exessão, mausoléu

b) misoneísmo (aversão a tudo que é novo), desinteria, viagem (verbo), obcessão, jiló

c) mussarela, mortandela, comissão, esquizofrênico, antissocial, obsessão

d) macambúzio, zeugma, muçarela, mortadela, viajem (substantivo), lasanha

e) Nenhuma das alternativas

3. Assinale a alternativa correta:

a) No Trovadorismo, as cantigas chegaram até nós por meio dos cancioneiros, coletâneas de poemas de vários tipos, produzidos por muitos autores no século XVI, destacando-se neste período literário o escritor Camões.

b) Gil Vicente, embora tenha escrito peças de fundo religioso, elas não almejavam difundir a religião nem converter os pecadores. Seu objetivo era demonstrar como o ser humano – independentemente de classe social, raça, sexo ou religião – é egoísta, falso, mentiroso, orgulhoso e frágil diante dos apelos da carne e do dinheiro.

c) A cantiga de amor apresenta maior elaboração do que as poesias palacianas. Verifica-se o uso de ambiguidades, redondilhas (a menor com sete sílabas poéticas e a maior, com sete), aliterações e figuras de linguagem.

d) Gil Vicente escreveu várias obras, entre elas A Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Guarvaia. As cantigas foram cultivadas tanto no gênero lírico (cantiga de amigo e cantiga de namorado) quanto no satírico (cantiga de escárnio e cantiga de maldizer).

e)Nenhuma das alternativas.                                                                                                                                

4. Assinale a alternativa incorreta:

a) O gênero dramático é um gênero representativo por atores, o qual recorre a luzes, sons, cores, cenários, vestimentas apropriadas, coreografias, etc. As representações teatrais apresentam cenas trágicas ou cômicas, geralmente com intenção de criticar os costumes da sociedade ou a vida política.

b) No gênero lírico, os poemas eram sempre cantados e acompanhados de instrumentos musicais e de dança, sendo denominados como cantigas. Os autores dessas cantigas eram trovadores. Esses poetas pertenciam à nobreza ou ao claro.

c) As cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer constituem a primeira experiência da literatura portuguesa na sátira. Além disso, possuem um importante valor histórico como registro da sociedade medieval portuguesa em seus aspectos culturais, morais, lingüísticos.

d) As cantigas satíricas buscaram um caminho poético próprio, explorando diferentes recursos expressivos. Voltavam-se para a crítica de costumes, tendo como alvo diferentes representantes da sociedade medieval portuguesa: clérigos devassos, cavaleiros e nobres covardes na guerra, prostitutas, os próprios trovadores e jograis, as soldadeiras, etc.

e) Nenhuma das alternativas.

5. “A cozinha é feita fora, sob um telheiro tosco, um puxado no telhado da edificação, para aproveitar o abrigo de uma das paredes da barraca; e tudo cercado do mais desolador abandono. Se o morador cria galinhas, elas vivem soltas, dormem nas árvores, misturam-se com as dos vizinhos e, por isso, provocam rixas violentas entre as mulheres e maridos, quando disputam a posse dos ovos”.

                O trecho acima predomina a função:    

a) referencial             b) conotativa             c) emotiva            d) metalingüística            e) N. D. A.

6. "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)

                     O trecho acima predomina a função:              

a) referencial             b) conotativa             c) emotiva            d) metalingüística            e) N. D. A.

7. A. Assinale os verbos com o código a seguir:

1. Futuro do Pretérito
2. Infinitivo Pessoal
3. Pretérito Perfeito     
4. Particípio
5. Presente do Indicativo
 6. Pretérito Imperfeito do Indic.
 7. Futuro do Presente do Indic.
 8. Presente do Subjuntivo
 9. Pretérito mais que perfeito
10. Futuro do Subjuntivo
11. Imperativo afirmativo
12. Gerúndio
13. Pretérito Imperfeito do       Subjuntivo

(_____) amando
(_____) respeitarei
(_____) damos
(_____) pintava
(_____) vendêramos
(_____) dá
(_____) derdes                       
(_____) escreverdes
(_____) feito               
(_____) sentias
(_____) aberto
(_____) vendêreis 
(_____) calando
(_____) daremos
(_____) respeitado
(_____) recebido
(_____) escolhi
(_____) pintávamos
(_____) escrevendo
(_____) escolhestes
(_____) escolhido
(_____) atingíeis
(_____) sentíamos
(_____) calado
(_____) aplaudíreis
(_____) admitíamos
(_____) escrito
(_____) assentiriam
(_____) rezareis
(_____) abençoardes
(_____) dizendo
(_____) apanhava
(_____) baterão
(_____) abstraísseis
(_____) cobri
(_____) vendido

8. Dê o modo imperativo afirmativo do verbo responder:

__________________________

__________________________

__________________________

__________________________

__________________________

__________________________
 
9. Dê o futuro do presente do verbo respeitar:
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________

10. Dê as formas nominais do verbo escrever:
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________

Boa Prova!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário