1. Assinale a alternativa
incorreta:
a) No gênero épico, o autor se
liberta de seu eu e trata com objetividade o ser humano diante dos mais
variados acontecimentos.
b) No gênero lírico, o
escritor revela o seu mundo interior, o seu modo próprio de pensar, de sentir e
de interpretar o mundo, as pessoas, as coisas.
c) No Classicismo, os temas
são relacionados ao amor, à saudade e à crítica de costumes.
d) A obra de Camões apresenta
1102 estrofes, todas em oitava-rima, organizadas em dez cantos. Cada canto, na
epopéia, corresponde a um capitulo das obras em prosa.
e) Nenhuma das alternativas
2. Assinale a alternativa em que todos os vocábulos
estejam corretos:
a) quizesse, perecível, viajem (verbo), quiromância,
exessão, mausoléu
b) misoneísmo (aversão a tudo que é novo), desinteria,
viagem (verbo), obcessão, jiló
c) mussarela, mortandela, comissão, esquizofrênico,
antissocial, obsessão
d) macambúzio, zeugma, muçarela, mortadela, viajem
(substantivo), lasanha
e) Nenhuma das alternativas
3. Assinale a alternativa
correta:
a) No Trovadorismo, as
cantigas chegaram até nós por meio dos cancioneiros, coletâneas de poemas de
vários tipos, produzidos por muitos autores no século XVI, destacando-se neste
período literário o escritor Camões.
b) Gil Vicente, embora tenha
escrito peças de fundo religioso, elas não almejavam difundir a religião nem
converter os pecadores. Seu objetivo era demonstrar como o ser humano –
independentemente de classe social, raça, sexo ou religião – é egoísta, falso,
mentiroso, orgulhoso e frágil diante dos apelos da carne e do dinheiro.
c) A cantiga de amor apresenta
maior elaboração do que as poesias palacianas. Verifica-se o uso de ambiguidades,
redondilhas (a menor com sete sílabas poéticas e a maior, com sete),
aliterações e figuras de linguagem.
d) Gil Vicente escreveu várias
obras, entre elas A Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Guarvaia. As cantigas
foram cultivadas tanto no gênero lírico (cantiga de amigo e cantiga de
namorado) quanto no satírico (cantiga de escárnio e cantiga de maldizer).
e)Nenhuma das alternativas.
4. Assinale a alternativa
incorreta:
a) O gênero dramático é um
gênero representativo por atores, o qual recorre a luzes, sons, cores,
cenários, vestimentas apropriadas, coreografias, etc. As representações teatrais
apresentam cenas trágicas ou cômicas, geralmente com intenção de criticar os
costumes da sociedade ou a vida política.
b) No gênero lírico, os poemas
eram sempre cantados e acompanhados de instrumentos musicais e de dança, sendo
denominados como cantigas. Os autores dessas cantigas eram trovadores. Esses
poetas pertenciam à nobreza ou ao claro.
c) As cantigas de escárnio e
as cantigas de maldizer constituem a primeira experiência da literatura
portuguesa na sátira. Além disso, possuem um importante valor histórico como
registro da sociedade medieval portuguesa em seus aspectos culturais, morais, lingüísticos.
d) As cantigas satíricas
buscaram um caminho poético próprio, explorando diferentes recursos
expressivos. Voltavam-se para a crítica de costumes, tendo como alvo diferentes
representantes da sociedade medieval portuguesa: clérigos devassos, cavaleiros
e nobres covardes na guerra, prostitutas, os próprios trovadores e jograis, as
soldadeiras, etc.
e) Nenhuma das alternativas.
5. “A cozinha é feita fora, sob um telheiro tosco, um
puxado no telhado da edificação, para aproveitar o abrigo de uma das paredes da
barraca; e tudo cercado do mais desolador abandono. Se o morador cria galinhas,
elas vivem soltas, dormem nas árvores, misturam-se com as dos vizinhos e, por
isso, provocam rixas violentas entre as mulheres e maridos, quando disputam a
posse dos ovos”.
O trecho acima predomina a
função:
a) referencial
b) conotativa c) emotiva d) metalingüística e) N. D. A.
6. "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela,
não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo
manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das
mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de
Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem
fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
O trecho acima predomina a
função:
a) referencial
b) conotativa c) emotiva d) metalingüística e) N. D. A.
_________________________
10. Dê as formas nominais do verbo escrever:
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
7. A.
Assinale os verbos com o código a seguir:
1. Futuro do Pretérito
2. Infinitivo Pessoal
3. Pretérito Perfeito
4. Particípio
5. Presente do Indicativo
|
6. Pretérito
Imperfeito do Indic.
7. Futuro do
Presente do Indic.
8. Presente do
Subjuntivo
9. Pretérito
mais que perfeito
10. Futuro do Subjuntivo
|
11. Imperativo afirmativo
12. Gerúndio
13. Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
|
(_____) amando
(_____) respeitarei
(_____) damos
(_____) pintava
(_____) vendêramos
(_____) dá
(_____) derdes
(_____) escreverdes
(_____) feito
|
(_____) sentias
(_____) aberto
(_____) vendêreis
(_____) calando
(_____) daremos
(_____) respeitado
(_____) recebido
(_____) escolhi
(_____) pintávamos
|
(_____) escrevendo
(_____) escolhestes
(_____) escolhido
(_____) atingíeis
(_____) sentíamos
(_____) calado
(_____) aplaudíreis
(_____) admitíamos
(_____) escrito
|
(_____) assentiriam
(_____) rezareis
(_____) abençoardes
(_____) dizendo
(_____) apanhava
(_____) baterão
(_____) abstraísseis
(_____) cobri
(_____) vendido
|
8. Dê o modo imperativo afirmativo do
verbo responder:
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
9. Dê o futuro do presente do verbo respeitar:
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
__________________________________________________
10. Dê as formas nominais do verbo escrever:
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
Boa Prova!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário