terça-feira, 25 de outubro de 2011

Treinar para o vestibular

Olá garotos e garotas. Estou postando este novo link para vocês praticarem  e tirarem as dúvidas de português. As aulas de reforço de português este bimestre, serão baseadas neste site. Bons estudos e até breve. Espero que vocês pratiquem e gostem. Bjs!!!

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/

Dicas do Prof. Pasquale

HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO... e eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correto é: HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO... Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente...).
E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares'
Dicas do Prof. Pasquale:

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro' "Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???"
Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!" EU
NÃO SABIA. E VOCÊ?

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' "Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?"

'Cor de burro quando foge.'
O correto é: 'Corro de burro quando foge!'"Esse foi o pior de todos!
Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor???"

Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.'
"Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!" O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado,
'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso..... 'Quem não tem cão, caça com gato.' "Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!"
O correto é: 'Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!'

domingo, 23 de outubro de 2011

Reflexões no dia do professor



Sonia R P G Pinheiro

Dia do professor é uma época de ouro para se fazer reflexão . A cabeça vai a mil e entra no túnel do tempo. Impossível não se lembrar de tanta coisa!
Hoje, para nossa tristeza, temos visto a queda vertiginosa do brilho da profissão professor. Sabemos inclusive que faltam docentes em várias disciplinas e em algumas delas já é quase nula a oferta de profissionais gabaritados para comandá-la.
Muitos atribuem essa situação ao salário que o professor recebe, visto como não atrativo e insuficiente para suprir os desejos e necessidades mínimas de consumo.
Houve época em que havia tantos professores, que boa parte, sem conseguir trabalho na profissão, migrava temporariamente para outras lidas: no comércio, na indústria ou até mesmo na economia informal.
Há quem diga que o problema da escassez de professores vai um pouco mais além do que apenas a questão salarial. Dizem que esbarra nos alunos que temos dentro de nossas escolas, no descaso das autoridades responsáveis pela educação ou na desvalorização do docente também perante a comunidade escolar.
Há , certamente contudo, a questão da violência que infelizmente grassa em nossas escolas, deixando atrás de si rastros profundos de dor e desilusão. Professores atingidos, abandonaram seu trabalho, sentindo-se incapazes de superar problemas e mazelas.
Vemos com enorme tristeza uma grande quantidade de professores com problemas de saúde. Alguns deles apresentam depressão, síndrome do pânico e outras enfermidades que desafiam nosso conhecimento e nos deixam de mãos atadas, vendo desaparecer o brilho e o viço nos olhos de nossos colegas.
Ficamos sempre à espreita de que de alguma forma a situação irá mudar e que teremos de volta o prestígio e o respeito de que um dia gozamos.
Sim, houve uma época, não muito distante, em que ser professor era ter uma profissão valorizada e diferenciada. Tempos áureos! Vacas bem gordinhas!
Uma amiga que nasceu na Ilha da Madeira, uma vez me disse que quando era menina, vivenciou situações em sua terra natal, nas quais os pretendentes às professoras tinham que ser rapazes muito bem sucedidos, pois as moças eram tidas como quase inalcançáveis. Não eram, como se diz hoje, pulgas de qualquer gato.
Que diferença! Mesmo assim, com esse cenário atual um pouco cinzento, posso dizer que conheço muitos e muitos professores que, como eu, são felizes e realizados, principalmente, porque adoram sua profissão.
Nossa, só de pensar, que por nossas mãos se faz a transformação da sociedade, dá um orgulho danado! Saber que temos feito parte da vida de tantos homens e mulheres que hoje estão trabalhando pelo bem do nosso mundo é muito gratificante.
Tomara que possamos muito em breve reverter algumas situações que toldam o sol dos educadores, que empanam o brilho de suas práticas, pois professor é a mão direita do mundo. Precisamos dela para mover a engrenagem que transforma simples seres humanos em seres sociais.